Get Adobe Flash player

 

 

 

 

UNIVERSIDADES

 

UP

 

Ulisboa

 

 

MARCA UC VERDE

 

 

ua logo

 

 

UNL

 

 

 

 

APOIO

 

policromatico v1

 

FCT V cor

 

   bandeiraportuguesaeu ce vert grd

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa de Doutoramento FCT - ref.: PD/00158/2012

 

 

Candidaturas a bolsa de doutoramento em ambiente empresarial

Edição de 2017/2018

 

 

Concurso a anunciar em setembro de 2017

 

 

 

 

Quem Pode Candidatar-se?

 

Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros estados membros da União Europeia; cidadãos de estados terceiros, detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, alterada pela Lei nº 29/2012, de 9 de agosto; cidadãos de estados terceiros com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade; cidadãos de estados terceiros, sempre que no respetivo aviso de abertura esteja previsto um método de seleção de entrevista individual.

 

Nos termos do regulamento do programa doutoral, para ingressar no programa de doutoramento os candidatos devem satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional e respeitar pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:

 

1. Possuir o grau de mestre (segundo ciclo de acordo com as especificações de Bolonha), a concluir até ao período de inscrições, em engenharia química ou área afim, neste caso com conhecimento e competências em engenharia de processo; ou

 

2. Possuir o grau de licenciado, de acordo com o sistema anterior à reforma de Bolonha em engenharia química ou área afim, neste caso com conhecimento e competências em engenharia de processo, suportada por experiência profissional ou de investigação considerada adequada pelo Comité Científico do programa; ou

 

3. Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Comité Científico do programa.

 

Em todos os casos, os candidatos deverão possuir uma classificação mínima de 14 valores em 20 (*) na sua classificação académica.


(*) - Média ponderada de todos os graus obtidos.

 

 

Como Candidatar-se?

 

As candidaturas para a edição de 2017/2018 serão anúciadas em setembro de 2017.

 

Para mais informações, os candidatos devem consultar o edital respetivo.

 

 

Critérios de Seleção

 

A seleção dos estudantes de doutoramento ocorre através das duas fases seguintes:

 

Fase 1: Os candidatos são selecionados com base nos seus curricula, seguindo as especificações definidas nas condições de acesso. Os documentos específicos requeridos para o processo de candidatura são:


• Certificados académicos, com as classificações das UCs discriminadas;
• Curriculum Vitae;
• Carta de expressão de interesse;
• Contacto(s) de referência(s) abonatória(s) (opcional).

 

Fase 2: Os candidatos selecionados são entrevistados pelos membros do Comité Científico do programa e por especialistas das empresas que propuseram os projetos de doutoramento.

 

A decisão final deverá considerar a avaliação realizada nas duas fases. A avaliação curricular tem um peso de 2/3 e a entrevista o peso de 1/3 na avaliação final.

 

 

Documentos de candidatura

 

Documentos de suporte à apresentação da candidatura:

• Documento de identificação;
• Certificados académicos, com as classificações das UCs discriminadas;
• Curriculum Vitae;
• Carta de expressão de interesse;
• Contacto(s) de referência(s) abonatória(s) (opcional).

 

Nota 1: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto‐Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto‐Lei n.º 283/83, de 21 de junho).

 

Nota 2: Esta informação não substituiu nem se sobrepõe aos termos publicados no edital do concurso.

 

 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO

 

 

AIPQR

 

 

 

 

EMPRESAS

 

 

image002
 
 

 

 

cuf qi

 

 

Sonae Industria

 

 

cires

 

 

airliquide